28 NOV 2023
CULTURA
Prefeitura Municipal de Itobi apoiou semana de eventos Culturais do Orgulho Negro 2023
No período de 21 a 25 de novembro, a cidade de Itobi recebeu uma programação especial em comemoração ao dia da Consciência Negra. A equipe da comissão do Orgulho Negro composta pelos voluntários Osvaldinho, Tite, Bodi,  Vitória, Juliana, Francisca, July, Jeninha e Diana, organizaram uma série de atividades para celebrar a cultura afro-brasileira.
A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal por meio do Departamento de Cultura e turismo em parceria com a BC Net.
Os eventos aconteceram no Centro Cultural Otávio Zanetti. No dia 21 foi exibido o filme "Raça", uma produção que retrata a trajetória do lendário jogador Jesse Owens atleta americano que superou o racismo durante os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. A obra trouxe reflexões sobre preconceito racial e superação.
No dia 22 aconteceu o Show de Talentos, no qual artistas locais tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos.
Já no dia 23 uma grande roda de capoeira com a presença do Mestre Gentil, Mestre Du, Mestre Laercio, Contra Mestre Edy, Contra Mestre Saci, Professor Rufino, Professor Índim, Professor Calango, Instrutor Pastinha, Formada Sorriso, Formado Maga e Filhos do Bonfim.
No dia 24, uma oficina de jongo possibilitou  aos participantes vivenciarem essa expressão artístico-cultural que tem suas raízes no período colonial brasileiro.
E encerrou no dia 25, com a apresentação musical do Dr. Will antecedendo o tradicional desfile, onde pessoas de todas as etinias desfilam na passarela para uma plateia sem preconceitos e logo após, aconteceu o show com o Grupo Pura Diferença, samba e pagode
A programação destacou a importância de se valorizar e respeitar a história, cultura e contribuições dos negros na formação do nosso país.