06 JAN 2023
COMUNICADO IBGE

Informamos que o IBGE continua ainda em campo com as atividades do Censo Demográfico. Já percorremos todas as unidades, porém ainda temos uma quantidade considerável de recusas, domicílios com moradores ausentes  (aqueles que foram visitados em diversos horários, porém não foi possível encontrar os moradores) que estão sendo revisitados pela supervisão e estão sendo entregues e-tickets para preenchimento on-line. Estamos fazendo também a verificação de todos os endereços vagos e de uso ocasinais para garantir a qualidade dos registros feitos pelos recenseadores.

Além de todo este trabalho, o IBGE está em campo com a PPE (Pesquisa de Pós-Enumeração), que tem como principal objetivo fornecer recursos para a avaliação da cobertura e da qualidade da coleta da operação censitária. Essa pesquisa é realizada por amostragem em alguns setores dos municípios.

Foi divulgada uma prévia da população pelo IBGE para atender uma obrigação legal junto ao Tribunal de Contas da União. O dado divulgado não é o dado preliminar de população, trata-se de uma prévia.

Sendo assim, estamos com uma nova etapa da coleta, que é a abertura do Disque Censo, em que a população pode entrar em contato telefônico através do número 137 e informar seu endereço e telefone de contato, caso não tenha respondido ainda ao questionário do Censo. É importante frisar que, antes de contatar o 137, é necessário que o morador converse com seus familiares residentes em seu domicílio e garanta que nenhum deles tenha respondido ao Censo.