07 DEZ 2022
Campanha Fique sabendo em Itobi

O departamento de Saúde do município de ITOBI promove por mais um ano, a Campanha Fique Sabendo. As ações começaram nesta quinta (01), o Dia Mundial da Luta Contra Aids, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da testagem e do diagnóstico precoce da infecção, além da prevenção e cuidados com as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Este ano, a testagem rápida para HIV e Sífilis será realizada na UBS Alcibiades Pires, das 7:00 às 11:00 durante a semana, sem necessidade de agendamento.
Além disso a testagem também será feita nos dias 10 e 17 do mês de Dezembro das 8:00 ás 12:00.
A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) atenderá a população, sem necessidade de agendamento.

“Fazer o teste e saber o resultado é um passo decisivo para a sua saúde.  Se você fica sabendo que não tem o vírus, tem mais um motivo para continuar se cuidando.  Caso seja diagnosticado com HIV, será encaminhado para um serviço de saúde para iniciar logo o tratamento”, disse a Enfermeira Diretora de Vigilância em Saúde, Ângela Ferreira. “Quanto mais cedo descobrir que tem o vírus, maior a possibilidade de sucesso do tratamento e se você tem e não sabe, além de não estar recebendo tratamento, pode transmitir para outras pessoas sem querer. Para ter uma vida sexual ativa é interessante fazer o teste de HIV e Sífilis pelo menos duas vezes por ano”, complementou.