14 JUN 2013

Governo do Estado de São Paulo

Secretaria da Habitação
Casa Paulista – Agência Paulista de Habitação Social

São Paulo, 10 de junho de 2013.

Silvio Torres assina aporte para obras de infraestrutura em 360 lotes de Itobi

O investimento é de R$ 1,1 milhão e beneficia a população carente do Jardim Nova Itobi

O secretário da Habitação, Silvio Torres, e o prefeito de Itobi, Alexandre Toríbio, assinaram nesta segunda-feira, 10, convênio com o objetivo de viabilizar obras de infraestrutura em 360 lotes no Jardim Nova Itobi, bairro de população carente da cidade. O aporte do Governo de São Paulo, por meio da agência Casa Paulista, órgão da Secretaria de Estado da Habitação, é de R$1,1 milhão e se destina para obras de rede de águas pluviais, guias e pavimentação e drenagem em loteamento antigo, que há 20 anos enfrenta problemas com infraestrutura.

O repasse financeiro está sendo feito por intermédio do programa Lotes Urbanizados da Agência Paulista de Habitação Social. “Nesse programa, o Governo do Estado aplica recursos em obras de infraestrutura para a implantação de lotes urbanos de interesse social”, lembrou Silvio Torres. “As operações são desenvolvidas em articulações entre a Secretaria da Habitação e os municípios paulistas e as beneficiárias são as famílias de menor renda do Estado”.

A Casa Paulista destina valores de até R$ 10 mil por lote para obras de infraestrutura, pavimentação, rede de distribuição de água, coleta e afastamento de esgoto, guias e sarjetas, rede de águas pluviais, redes de energia e iluminação pública, calçadas e pavimentação, terraplanagem nos lotes e muros de arrimo.

O prefeito Alexandre Toríbio mostrou-se bastante satisfeito com o convênio. “Esta é a principal reivindicação do município e toda a população do bairro está contente com a nova conquista”, afirmou. A prefeitura irá licitar as obras e Toríbio acredita de dentro do prazo de três meses os trabalhos sejam iniciados. “Espero que até o final deste ano as obras estejam concluídas”, disse.

“O governo Geraldo Alckmin acertou a mão ao criar a Casa Paulista, que oferece vários programas habitacionais que podem se trabalhados com os municípios do interior. Além da CDHU, hoje nós temos um leque de opções da agência para tentar equacionar os problemas habitacionais”, acrescentou o prefeito.

A Agência Casa Paulista – A Casa Paulista foi criada em setembro de 2011 pelo Governo do Estado de São Paulo para fomentar a habitação de interesse popular e acelerar o atendimento à demanda habitacional em território paulista. Classificada como marco substancial de mudança na política habitacional em São Paulo, estabelece parcerias, capta recursos junto a governos, agentes financeiros e iniciativa privada e destina subsídios e microcréditos para viabilizar ou aperfeiçoar moradias para famílias de baixa renda, especialmente entre um a cinco salários mínimos.

Mais informações:

Secretaria da Habitação/Casa Paulista - Comunicação Social