25 JUL 2011
Seg, 25 de Julho de 2011 10:34

COMUNICADO DA POLICLÍNICA MUNICIPAL DE ITOBI

“ALCIBÍADES PIRES” SOBRE A HEPATITE

HEPATITES VIRAIS, O QUE SÃO?

As hepatites virais são doenças graves. Muitas pessoas desconhecem a doença e suas formas de transmissão mesmo quando estão vivendo em um ambiente propício à contaminação. Com isso, muitas vezes estas doenças são diagnosticadas tardiamente, dificultando o tratamento.

CONTÁGIO:

Hepatites virais podem ser classificadas em dois grupos:

Fecal-oral (vírus A e E): a contaminação depende de condições de saneamento básico e água, além de higiene pessoal e dos alimentos;

Sanguínea (vírus B, C e D): assim como o HIV, a transmissão pode ocorrer pelo sexo desprotegido; ao compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam; ou de mãe para filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

SINTOMAS:

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos de hepatites. Mas, quando os sintomas aparecem, estes podem ser: febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjôo/náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura (cor de café), icterícia (olhos e pele amarelados) e fezes esbranquiçadas (como massa de vidraceiro).

VACINAS:

A vacina contra a hepatite A não faz parte do calendário nacional de vacinação. O encaminhamento, quando indicado, deverá ser feito pelo médico.
A vacina contra a hepatite B faz parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente até vinte e quatro anos e está disponível nas salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS).

Procure a Policlínica Municipal, para fazer exames de rotina que detectam os vários tipos de hepatites e acertar a carteirinha de vacinação.

Última atualização em Seg, 29 de Agosto de 2011 21:12