22 NOV 2013
Sex, 22 de Novembro de 2013 13:06

CAMPANHA DOS 3 BICHOS

TRACOMA HANSENIASE E GEO-HELMINTIASE

MOBILIZAÇÃO 21 DE OUTUBRO A NOVEMBRO 2013.

A Diretora de Saúde de Itobi, Aparecida D. Toesca Feliciano informa que a Equipe de enfermagem sob a Coordenação da Enfermeira Roseli Caldeira está realizando desde outubro, a Campanha dos 3 Bichos, com as atividades de busca ativa de casos de hanseníase, tracoma e tratamento coletivo de geo-helmintíase e divulgação de sinais e sintomas para a população em geral. Pontua que o Ministério da Saúde lançou uma Campanha Nacional com o objetivo de realizar uma triagem de doenças em eliminação e tratamento coletivo em escolares de 5 a 14 anos, das seguintes doenças:

Tracoma – doença infecciosa ocular que acomete a conjuntiva e a córnea, em decorrência de repetidas infecções. Ela pode provocar cicatrizes que levam à formação de entrópio (pálpebra com a margem virada para dentro do olho) e triquíase (cílios em posição defeituosa nas margens da pálpebra, tocando o globo ocular), e alterações na córnea que pode causar até a cegueira.

Hanseníase – a doença é representada por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Os sintomas estão relacionados ao comprometimento do nervo, podendo afetar a força muscular, a marcha (caminhar), entre outras, e até provocar deformidades físicas.

Geo-Helmintíase – as parasitoses intestinais representam a doença mais comum do globo terrestre. Os principais sintomas são cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, apendicite aguda, fraqueza e cansaço. O quadro clínico está diretamente relacionado com a carga parasitária e com o estado nutricional do hospedeiro.

As atividades propostas incluem mobilização e orientações aos professores e escolares propondo a implantação do tratamento quimioprofilático com a utilização do medicamento Albendazol. Esse medicamento é eficaz, não tóxico, de baixo custo e já foi utilizado em milhões de indivíduos de diversos países relatado na literatura científica.

A proposta do tratamento quimioprofilático preventivo em escolares está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde que preconiza o tratamento periódico como uma medida preventiva e efetiva para redução da carga parasitária e das suas complicações. Essa Campanha na Escola proporciona excelente oportunidade de atingir o maior número de crianças em razão da agregação de crianças e adolescentes nesse ambiente, potencializando os resultados da intervenção.