16 ABR 2014
CAMPANHA DENGUE 2014
Qua, 16 de Abril de 2014 15:11

A Diretora de Saúde de Itobi, Sra. Aparecida Donizetti Toesca Feliciano informa a população de Itobi, que havia 1(um) caso  de Dengue confirmado Laboratorialmente até o  dia  15 de abril.

Pontua que as Equipes de Controle de Vetores e os Agentes Comunitários de Saúde realizaram visitas nos quarteirões identificando possíveis focos de criadouros.

Realizou nas Escolas, Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) e Comunidade orientações sobre a eliminação do Aedes aegypti, assim como,  ALERTA para os sinais e os sintomas da Dengue.   No dia 28/04/2014 Caminhada  “AGITA ITOBI TODOS CONTRA A DENGUE.

Nesta mesma data (15/04/2014) ás 16:00 horas  o Laboratório Instituto Adolfo Lutz de Campinas liberou os resultados no programa online, onde foram confirmados  16 casos, totalizando 17 casos, até o momento. Ressalta que estes casos estão concentrados no centro da cidade.

No dia 16 de abril de 2014 a Diretora de Saúde se reunião com os responsáveis pelas Equipes de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Agentes Comunitários de Saúde, Controle de Vetores e a SUCEN de São João da Boa Vista para definir ações mediante os casos confirmados, ficou decidido as seguintes providências:

Realizar neste dia (16/04/2014) a partir das 13:00 horas   visitas  em  todos os quarteirões dos casos confirmados, orientando e retirando criadouros e alertando para os sintomas da Dengue.

Outra providencia será o treinamento, que a SUCEN de São Joao da Boa Vista realizará,  para a Nebulização Costal de dois trios,  no dia 17/04/2014. Após o Treinamento em campo os Agentes iniciarão a Nebulização Costal em todos os quarteirões com casos positivos.

A proposta de realizar a Nebulização Costal foi decidida pela sua eficácia que é de 90% na eliminação do mosquito alado (pernilongo que está voando) ao passo que a Nebulização Ambiental (fumacê) é em torno de 30%.

Pedimos a colaboração da população para que recebam nossos agentes e sigam as orientações passadas ao iniciarem a nebulização costal.

É necessária a soma de esforços. Torna-se imprescindível que todos os cidadãos sintam-se corresponsáveis pelo controle da dengue, uma vez que 80% das fêmeas do mosquito estão dentro das casas.

“AFASTE O PERIGO DA DENGUE ELIMINANDO OS CRIADOUROS DO MOSQUITO”